quinta-feira, 11 de setembro de 2008

OS VOCALISTAS DO BLACK SABBATH

POR : LEIIITE
Todo mundo sabe que em toda sua História o Black Sabbath ja teve em suas fileiras varios musicos ,talvez seja a banda que mais trocou de musicos na história do rock (parece até dança de tecnicos no campeonato brasileiro). Mas o mais interessante nesse negocio todo é : quais e quantos musicos ocuparam o cargo de front man da banda , sim um dos lugares mais cobiçados logo depois da saida de Ozzy osbourne da banda, a vaga de Vocalista.
Fiz aqui uma lista com todos os musicos que ja emprestaram suas vozes para banda,a época que cada um deles entrou e saiu e por que de tudo isso, e tambem em que discos ou shows eles participaram.
Pegaram folego? beleza então ai vai:
OZZY OSBOURNE :O Black Sabbath foi formado em 1968 na Inglaterra mas o nome éra outro,"Polka Tulk" que logo depois foi mudado para "Earth" que segundo os próprios integrantes da banda tambem foi mudado para Black sabbath por que o nome earth parecia que era alguem vomitando.
Ozzy Osbourne foi seu primeiro e melhor vocalista ,ele ja era amigo de escola do guitarrista Tony Iommi ,quando o mesmo descobriu que Ozzy tambem tinha uma banda não perdeu tempo e chamou o "madman" para ser vocalista da sua banda.
Ozzy Osbourne ficou desde os primordios 68 até 1977 e gravou do primeiro disco (Black Sabbath) até 'Never Say Die" (fora o ao vivo Live At Last de 81) e depois de muito tempo voltou com a formação original(em 1997) completa para fazer uma turne e lançar a coletanêa "Reunion" que continha 2 musicas inéditas.
RONNIE JAMES DIO : Veio com o prestigio de ser o vocalista da banda de Ritchie Blackmore o "RAINBOW" e tambem da não muito conhecida banda "ELF" .Foi a primeira troca de um membro original da banda depois de mais de 10 anos de carreira Dio é americano diferente dos outros integrantes mas fez seu trabalho com muita competencia e gravou dois albuns classicos do Sabbath "Heaven and Hell"(1980) e "Mob Rules"(1981) fora o ao vivo "Live Evil"(1982).
Dio tambem retornaria anos mais tarde para a gravação e turne de "Dehumanizer"(92) e atualmente esta em turne outra vez com o Sabbath que proibido de usar o nome da banda (graças a Sharon Osbourne aquela vaca capitalista) se intitula apenas por "Heaven and Hell".
IAN GILLAN : O famoso vocalista do Deep Purple entrou para substituir Dio em 1983 e gravou o bom disco " Born Again" com um som mais devagar e pesado .Na época Gillan estava desempregado e o sabbath sem vocalista, então se unirem foi uma decisão esperta para acabar com os problemas dos dois lados.Gillan deixou a banda logo depois do fechamento da turne e só gravou esse disco com o Sabbath.
GLENN HUGHES : Tambem vindo do Deep Purple Hughes ,por muitas pessoas não é considerado um vocalista do Sabbath pois só gravou "Seventh Star"um album que na verdade só tem o nome do Sabbath na capa por que o disco era mesmo um projeto solo de Tony Iommi.
TONY MARTIN: Participou da banda na sua pior fase ,sem mais aquele reconhecimento de antes e gravando discos apenas medianos o Sabbath tentava ainda se arrastar no mundo do rock.
Tony gravou 3 discos " Eternal Idol " ,"Headless Cross" e "Tyr" e ficou de 1987 até 1991.Tambem voltou mais tarde em 1995 para a gravação e turne de "Forbidden".
HOB HALFORD:O lendario vocalista do Judas Priest tambem não é considerado um membro ofical da banda pois fez apenas 2 shows com o Sabbath em 1992 para substituir DIO que tinha saido da banda antes da turne do disco "Dehumanizer".
OUTROS :Fora esses vocalistas mais conhecidos tambem fizeram parte do Black Sabbath nomes como Dave Walker, Dave Donato(ficaram apenas algumas semanas na banda) e Ray Guillen (um pouco mais de um ano na banda).

Para fugir um pouco do obvio os videos que acompanham essa matéria não são das fases em que Ozzy era o vocalista ,dei preferencia as fases de Dio e Gillan que são muito boas e quase não são citadas.

VIDEO 1: BLACK SABBATH - TV CRIMES (COM DIO)
video

VIDEO 2: BLACK SABBATH - TRASHED (COM IAN GILLAN)
video

Nenhum comentário: